Vigilância Sanitária
Conselho de Saúde aprova plano de ações da Vigilância Sanitária

Publicado em 04/05/2021 às 16:22 - Atualizado em 04/05/2021 às 16:22

Reunião do Conselho Municipal de Saúde realizado neste dia 04/05/21 Baixar Imagem

O Conselho Municipal de Saúde de Santa Helena se reuniu, de forma extraordinária no Centro Municipal de Idosos, nesta terça-feira (04) com os demais profissionais da saúde para deliberar e aprovar o Plano de Ações da Vigilância Sanitária Municipal para o exercício de 2021.

Conforme Rosa Mari dos Santos, Agente de Saúde e Presidente do Conselho, esse plano de ação de Vigilância Sanitária apresenta a pactuação municipal, ou seja, ele visa realizar cadastros inspeções e licenças conforme as áreas de atuação da vigilância. Ela afirma que são desta área os cosméticos, medicamentos, alimentos, serviços de interesse da saúde, água, resíduos e serviços ambientais e a saúde do trabalhador.

Ainda, conforme Rosa Mari, o plano prevê a realização de atividades educativas de gestão e gerenciamento de atividades administrativas através do PHAROS (Sistema Estadual de Vigilância Sanitária), que deve ser alimentado a partir de cada atendimento ou ação realizada pela Fiscal Sanitária, Mariza Falcão. Após a discussão, o plano foi aprovado de forma unânime pelo Conselho Municipal de Saúde.

A Fiscal Sanitária, Mariza Falcão, informou que não se trata de um plano específico para Santa Helena e sim, “a pactuação de que o município aderiu ao plano”. Ela afirma que Santa Helena era o único município da região que ainda não tinha feito a pactuação. “Esse é um plano de baixo risco. Nós vamos atender denúncias, solicitar investigações quando necessário e atuar na orientaão para prevenir problemas maiores”, explica Mariza.